domingo, 29 de julho de 2012

ANIMAIS-PAVÃO INDIANO OU PAVÃO COMUM

Pavão Indiano ou Pavão Comum (Pavo cristatus)
Exibicionista das Florestas


Estas aves não migratórias, têm um estado de conservação de localmente comum.

Os Pavões preferem as florestas temperadas,  florestas tropicais e de chuva e bosques da Índia, do Sri Lanka e partes do Paquistão, como habitat. Estas aves foram também introduzidas em muitos países e estabeleceu populações semi-selvagens em alguns locais.

Os macho chegam até 2,5 metros de comprimento com a cauda e as fêmeas/machos não reprodutores até aos 0,9-1,2 metro. Estas aves chegam até aos 4-6 quilos. A envergadura das asas vai até aos 1,60 metro.

Os Pavões fêmeas ( pavoas) apresentam uma plumagem que difere com as dos machos. O Pavão desenvolve as penas aos 3 anos ( inicia a maturidade sexual ) e, muda a cada Outono. A época de acasalamento varia para coincidir com a monção. Depois de um período de incubação de cerca de 28 dias, nascem geralmente 3-6 crias.

Os Pavões preferem alimentarem-se de insectos, vermes, bagas, ratos, cobras e sementes.

Podem chegar a viver de 20 a 30 anos em cativeiro.

Umas curiosidades:
Os Pavões, como a maioria dos Fasianídeos, possuem esporões afiados na parte posterior das pernas para se defender.
A cauda comprida do macho possui até 150 penas decorativas que cobrem as penas da cauda, mais pequenas, e que se encontram por baixo. As penas decorativas podem medir até 1,5 metro.
Outra curiosidade é que os Pavões possuem cristas em forma de leque, com penas pequenas e rígidas, sendo comum em ambos os sexos.


Pavão Macho depois da Época de Acasalamento

Pavão Fêmea

Pavão Macho

Sem comentários:

Enviar um comentário