segunda-feira, 23 de julho de 2012

ANIMAIS-GIRAFA

Girafa (Giraffa Camelopardis)
A Torre Eifel de África


Esta torre encontra-se em baixo risco e com uma unidade social variável.

Este herbívoro gigante prefere viver em savanas com arbustos e pradarias de África, onde deambulam livremente em áridas zonas arbustivas, por entre árvores altas e em vastas planícies.

O macho de Girafa consegue alcançar os 5.3 metros de comprimento e a fêmea os 4.3 metros. As Girafas podem pesar de 550 a 1, 930 quilos.

Os machos começam a poder reproduzir-se aos 4 anos e meio e as fêmeas aos 3 anos e meio. Após cerca de 450 a 465 dias, nasce 1 cria, nascendo raramente gémeos. Estes mamíferos têm épocas de acasalamento não sazonais e procriam de 2 em 2 anos.

As Girafas têm uma dieta à base de folhagem jovem de plantas de plantas lenhosas determinada pela disponibilidade local e sazonal.

Este grande animal pode alcançar os 25 anos em liberdade e os 28 em cativeiro.

Umas curiosidades:
A língua da girafa pode medir até 45 centímetros.
A Girafa tem um aspecto tão pouco usual com a sua coloração e o seu pescoço e pernas alongadas, distinguindo-se como uma torre sobre os outros animais, que os antigos Romanos não sabiam o que pensar sobre ela. Pensando que eram de cruzamentos entre camelos e leopardos, eles chamaram-lhes "camelopardos". Isto explica a identificação da espécie como Giraffa Camelopardos.
Para se defender dos seus predadores a Girafa dá fortes patadas capazes de matarem um leão.


Girafa

Sem comentários:

Enviar um comentário