terça-feira, 24 de julho de 2012

ANIMAIS-AVESTRUZ

Avestruz (Struthio camelus)
A Maior Ave do Mundo; Recorde


A maior ave do mundo tem um estado de conservação de localmente comum e prefere a viver  vida em bandos, sem nunca migrar.

Com um comprimento de 2.1-2,8 metros e um peso de 100 a 160 quilos, a Avestruz vai continuar a ser detentor do recorde de maior ave.

Estas aves apresentam um dimorfismo sexual que os permite reconhecer os macho das fêmeas, sendo que os machos têm uma plumagem preta e as fêmeas são castanhas. A partir dos 3 anos, as Avestruzes começam a poder reproduzir-se. Acasalam entre Março e Setembro e, após 40 dias, nascem, em média, 12 crias.

As Avestruzes têm uma dieta que consiste em, principalmente plantas, mas também ervas, sementes e nozes, ocasionalmente pequenos répteis e mamíferos.

Cada Avestruz pode viver mais de 50 anos.

Umas curiosidades:
Ao contrário da crença popular, as Avestruzes não enterram a cabeça na areia. A ideia, provavelmente, surgiu do hábito da ave se deitar no chão com o pescoço esticado para evitar ser detectada pelos predadores. A Avestruz macho usa o bico para escavar ninhos na areia e empurrar os ovos de um lado para o outro. à distância, parece que a cabeça da Avestruz desaparece dentro da areia.
Graças às suas pernas alongadas as Avestruzes conseguem correr a uma velocidade de 80 km/h durante 30 minutos.
Outra curiosidade é que quando uma Avestruz põe um ovo, este equivale a 2 dúzias de ovos de galinha.

 Macho (à direita)   Fêmea (à esquerda)


Sem comentários:

Enviar um comentário